Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Vidas estressadas refletem em corpos estressados


A mulher atual possui uma rotina agitada, afinal, são tantos papéis a desempenhar - o de mãe, de esposa, de profissional, além de ter que sobrar um tempinho para a vida social. Essas preocupações e responsabilidades fazem com que, às vezes, a mulher não consiga proporcionar ao seu corpo e à sua mente o repouso necessário, e isso reflete de maneira negativa em sua saúde, podendo desencadear as crises de estresse.
O estresse pode ser bom ou ruim, depende da maneira como lidamos com ele. Em pequenas doses no nosso dia-a-dia, ele pode até servir para nos motivar e nos manter mais alertas. Porém, quando se torna crônico, traz efeitos deletérios à saúde, os quais são manifestados na forma de problemas digestivos e de sono, fadiga, tensões musculares e até comprometimentos do sistema imunológico, entre outros.
Sabe-se que o ritmo de vida da sociedade atual impõe o lema "trabalhe muito, divirta-se muito”. Neste contexto, acabamos nos expondo a grandes doses de estresse e depois tentamos recompensar com diversão (excessos de comida, de bebida, dormir tarde...).
Então você deve estar se perguntando: como evitar o cansaço extremo do dia-a-dia ou liberá-lo sem criar os efeitos nocivos dos excessos citados acima?
Alguns planos de saúde já cobrem programas que visam evitar o estresse no trabalho. Técnicas de meditação e de relaxamento podem ajudar os funcionários a esvaziar a sua mente e viver no momento presente. Ao realizar atividades que exijam muita concentração e horas de dedicação são sempre indicadas pausas de 2 a 3 minutos para realizar um alongamento global (o famoso "espreguiçar-se”), o qual traz uma sensação confortável ao corpo. Manter uma boa postura ao longo do dia evita a instalação de tensões musculares. A boa e antiga respiração profunda pode ser realizada sob quaisquer circunstâncias para acalmar o corpo e centralizar a mente. Ouvir músicas calmas e tentar abstrair o pensamento enquanto estiver no trânsito diminuem a irritação nessa situação. Tomar um banho relaxante em casa após chegar do trabalho ou mesmo antes de ir trabalhar, também ajuda a ficar de bem com o corpo.
A massagem, associada a outras formas de trabalho corporal como o alongamento, a ioga, o tai chi chuan, o lian gong, entre outros, podem ser maneiras muito práticas e prazerosas de abordar articulações e músculos cansados e doloridos, e tirar o corpo da rotina das tensões físicas e emocionais.
Não se esqueça, a maneira como lidamos com o estresse determina o modo como vivemos, ou seja, com mais ou com menos saúde. Por isso, cuide bem do seu corpo e de sua mente.


Mariane A. Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário