Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 15 de abril de 2009

MULHERES COMPULSIVAS


Compulsão no dicionário significa irreprimível. Essa é a sensação que resulta da busca que nosso cérebro faz quando estamos estressadas, angustiadas, raivosas ou tristes. Ele busca nutrientes que estariam em falta ou que lembrem sensações de prazer e bem-estar.
O alimento é uma fonte de prazer, pois o ato de comer reúne as pessoas em momentos felizes e com comidas saborosas. Essas são algumas razões porque é tão comum comer para preencher um vazio. A sensação de conforto, porém, é apenas momentânea e as conseqüências nos deixam ainda mais infelizes.
Você já comprou uma roupa e depois de um tempo encontrou-a no guarda-roupa ainda com a etiqueta da loja? No momento da compra você certamente achou que precisava muito daquela peça, ou talvez estivesse ansiosa com uma reunião de trabalho, ou com um encontro com um pretendente...
Uma maneira fácil de identificar a compulsão é quando você acabou de comprar alguma coisa que queria muito e passada uma semana já deseja substituí-la. É muito provável que o problema não esteja naquele objeto.
A compulsão é uma tentativa de solucionar um problema, buscar segurança.
O stress, a TPM, a tristeza e a raiva são os principais vilões neste caso, pois elevam a taxa de cortisol (um hormônio que estimula a fome) e reduzem os níveis de serotonina, contribuindo para que o organismo busque uma recompensa. O ideal é, com calma, tentar identificar o que está faltando ou incomodando.
Praticar uma atividade física quando se está triste ajuda na produção de endorfinas, substâncias naturais que estimulam o bem-estar. Durante a TPM, para compensar a queda do hormônio estrógeno, consuma alimentos à base de soja, pois ela é rica em fitoesteróides, que compensam a queda de estrógeno. Em uma crise de raiva ou stress, a prática do yôga ajuda a controlar a respiração e acalmar o coração.
Você não precisa deixar de comer chocolate, mas deve observar quando o consumo está excessivo. Se você acorda à noite para comer e jejua de dia para se punir ou se come até não poder mais, a qualquer hora e por qualquer motivo, deve procurar um profissional para ajudá-la.
Viver momentos de alegria é muito bom, mas nem sempre as coisas são do jeito que queremos ou pensamos e precisamos criar "anticorpos" para nos proteger em momentos difíceis. Comer ou comprar para compensar uma frustração, pode se tornar um vício com conseqüências para sua saúde física e emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário