Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Diário alimentar: anotar o que se come pode ser um grande aliado à dieta!


Você tem se esforçado muito mas não vê resultado no emagrecimento? Bem, a solução pode ser tão fácil como pegar um pedaço de papel e uma caneta. Mantendo um diário alimentar, exercícios praticados e como você se sente pode ajudar e acelerar o emagrecimento. Muitos estudos tem mostrado que manter um diário pode produzir melhores resultados do que os planos de emagrecimento que não acompanham o que você coloca na boca.

Um diário alimentar pode ser mantido em um bloco de notas, caderno, computador, celular, internet. Independentemente do método, um diário básico deve incluir:

Horários das refeições e lanches
Tamanho da porção e descrição do alimento ingerido
Nível de fome antes e depois da refeição
Sentimentos associados às refeições ou lanches
Atividade/exercício praticado (duração e intensidade)
Peso (não precisa ser diário, mas acompanhe com uma certa frequência para ver a evolução ou não)
Foi demonstrado que o fato de anotar tudo que é consumido pode reduzir a ingestão calórica em torno de 200 a 500 calorias diárias. Os estudos sugerem que o diário contribui para a diminuição do hábito de comer sem necessidade, além de promover uma alimentação saudável e melhorar a dieta. Basta prestar atenção ao que se come e não omitir como se alimenta, nem mesmo aquele “docinho pequenininho”.

Anotar o que você come ajuda a te abrir os olhos. Diários ajudam a identificarmos erros e oportunidades para melhorarmos. Recomenda-se que se faça um diário de 3 a 7 dias na semana e depois avalie-o e estabeleça metas. Erros identificáveis como longos períodos sem se alimentar, pular algumas refeições importantes como o almoço, a falta de frutas e hortaliças, pouca atividade, comer demais ou por ansiedade. Uma vez identificados os erros, é importante estabelecer objetivos que sejam mensuráveis e alcançáveis. Objetivos drásticos são difíceis de serem alcançados e podem levar a uma decepção, piorando as coisas. Objetivos devem ser realistas, concentrando-se em pequenas melhorias. Por exemplo, se você tem ataques de gula todas as noites por sorvete e ingere uma grande porção, experimente diminuir a quantidade ou a quantidade de vezes que o toma. Em pouco tempo você verá os resultados.

Manter um diário de alimentação pode acelerar a perda de peso e ser uma excelente ferramenta para melhorar seu estilo de vida. Para mais ajuda, procure um nuticionista que poderá lhe ajudar a determinar metas e otimizar seu estado nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário