Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Academia sem sair de casa


Seja pela preguiça, distância ou até mesmo pelo sonho de ter uma academia bem pertinho, algumas pessoas realizam o sonho de ter uma academia em casa, a poucos passos de distância. O projeto para essa área, contudo, guarda alguns segredinhos que podem transformar em sucesso ou em apenas uma esteira no canto da sala. Acompanhem:

Primeiro, crie a rotina

A primeira coisa a se lembrar é se você já pratica exercícios. Montar uma academia e achar que assim, você vai se transformar num atleta completo costuma não dar muito certo. A não ser que você tenha seu próprio personal trainer. E mesmo assim, é importante ter os exercícios, as séries e os horários monitorados por um profissional.

O espaço

Você tem a vontade, a determinação e até já sabe que exercícios vai fazer. Chegou a hora de montarmos o espaço. Se você quiser isolar o som de equipamentos e pesos caindo, borracha, tecidos e revestimentos em fibras naturais ajudam a reter as ondas sonoras e tornam o ambiente agradável acusticamente.

Quanto ao piso, vai depender muito do tipo de exercício que vai acontecer no espaço. Pisos de borracha, vinílicos com manta de borracha são confortáveis e ajudam também na diminuição de barulho. Pisos de madeira são excelentes para práticas de solo e dança. Já, os pisos frios, como cerâmica, mármores e granitos, devem ser evitados.

Para quebrar a monotonia da musculação e tornar o exercício mais prazeroso, vale investir em som ambiente, uma pequena TV ou até mesmo uma janela voltada para o jardim. Uma solução inteligente é trabalhar estímulos sensoriais variados, como texturas nas paredes e odorizadores com fragrâncias que estimulem o relaxamento e concentração. Tudo, é claro, em sintonia com o gosto de quem vai utilizar o ambiente.

Iluminação e ventilação são itens que não podem ficar de fora. A prática de esportes em ambientes pouco ventilados traz prejuízos para a saúde do atleta. Se o ar-condicionado não for possível, o ato de abrir duas janelas, uma de frente para a outra já faz o chamado "corredor de vento", suficiente para manter o oxigênio circulando com mais tranqüilidade, tanto do lado de fora como nos pulmões de quem estiver malhando. Luzes, sempre indiretas ou lâmpadas fluorescentes frias, que gastam menor energia e não elevam a temperatura do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário