Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Academia sem sair de casa


Seja pela preguiça, distância ou até mesmo pelo sonho de ter uma academia bem pertinho, algumas pessoas realizam o sonho de ter uma academia em casa, a poucos passos de distância. O projeto para essa área, contudo, guarda alguns segredinhos que podem transformar em sucesso ou em apenas uma esteira no canto da sala. Acompanhem:

Primeiro, crie a rotina

A primeira coisa a se lembrar é se você já pratica exercícios. Montar uma academia e achar que assim, você vai se transformar num atleta completo costuma não dar muito certo. A não ser que você tenha seu próprio personal trainer. E mesmo assim, é importante ter os exercícios, as séries e os horários monitorados por um profissional.

O espaço

Você tem a vontade, a determinação e até já sabe que exercícios vai fazer. Chegou a hora de montarmos o espaço. Se você quiser isolar o som de equipamentos e pesos caindo, borracha, tecidos e revestimentos em fibras naturais ajudam a reter as ondas sonoras e tornam o ambiente agradável acusticamente.

Quanto ao piso, vai depender muito do tipo de exercício que vai acontecer no espaço. Pisos de borracha, vinílicos com manta de borracha são confortáveis e ajudam também na diminuição de barulho. Pisos de madeira são excelentes para práticas de solo e dança. Já, os pisos frios, como cerâmica, mármores e granitos, devem ser evitados.

Para quebrar a monotonia da musculação e tornar o exercício mais prazeroso, vale investir em som ambiente, uma pequena TV ou até mesmo uma janela voltada para o jardim. Uma solução inteligente é trabalhar estímulos sensoriais variados, como texturas nas paredes e odorizadores com fragrâncias que estimulem o relaxamento e concentração. Tudo, é claro, em sintonia com o gosto de quem vai utilizar o ambiente.

Iluminação e ventilação são itens que não podem ficar de fora. A prática de esportes em ambientes pouco ventilados traz prejuízos para a saúde do atleta. Se o ar-condicionado não for possível, o ato de abrir duas janelas, uma de frente para a outra já faz o chamado "corredor de vento", suficiente para manter o oxigênio circulando com mais tranqüilidade, tanto do lado de fora como nos pulmões de quem estiver malhando. Luzes, sempre indiretas ou lâmpadas fluorescentes frias, que gastam menor energia e não elevam a temperatura do ambiente.

sábado, 17 de abril de 2010

10 PENSAMENTOS MAGROS


Quando você adota um novo jeito de pensar, modifica também a sua atitude diante de determinada situação. Para perder peso ou se manter magra, não é só o prato que precisa ser transformado. Os pensamentos também devem estar a seu favor. Aqui, você encontra 10 maneiras para mudar o seu ponto de vista e emagrecer de uma vez por todas

1. Ficar magra só depende de mim. Chega de culpar a genética! Você pode ter sido gordinha na infância ou adolescência e até apresentar uma facilidade para acumular peso. Porém, ser magra ou gorda é uma questão de escolha e não um presente ou um castigo divino. Quando você assume a responsabilidade no processo de emagrecimento, ganha o controle da situação e se sente mais capaz de modificar seus hábitos e seu corpo.

2. Se escorregar, retomo de onde parei! Quem nunca exagerou na sobremesa, comeu mais na festa ou foi além do que queria no jantar? A diferença está em como você encara essa situação. "Se entrar no ‘perdido por um, perdido por mil’, estraga o seu plano de emagrecimento. Comeu demais? Retome o seu planejamento no dia seguinte", orienta o psicólogo Marco Antonio De Tommaso, consultor de BOA FORMA.

3. Preciso comer para continuar magra. Se ao ganhar uns quilinhos você começar a pular refeições para emagrecer, o corpo vai reclamar e protestar, acumulando ainda mais gordura. Ao comer menos do que deveria, seu metabolismo desacelera e aí fica bem difícil perder o excesso. Portanto, se alimente a cada três horas.

4. Tudo o que gosto de comer me faz bem. Dividir os alimentos em proibidos e permitidos deixa a vida chata e você acaba acreditando que as coisas gostosas devem ficar longe. Isso não é verdade! "O importante é ajustar a quantidade e a frequência com que você come o que adora. Um chocolatinho cabe em todo programa de reeducação alimentar, só não dá para devorar uma caixa inteira de bombons", diz Fernanda Fernandes, gerente nacional do programa de emagrecimento Vigilantes do Peso.

5. O melhor horário para malhar é o que consigo ir. Você acha que não tem pique para ir à academia pela manhã, mas essa é a única brecha que a sua agenda permite? Então, insista! A chance de se adaptar e passar a render mais do que imaginava é altíssima. E, assim, você também se despede do sedentarismo.

6. Irresistíveis são as minhas curvas, não as frituras da happy hour! Ninguém fica e permanece em forma por acaso. As escolhas do cardápio são feitas diariamente. Se você "pensa magro", em vez de sofrer pelas coisas que não pode comer, se sente vitoriosa por se manter firme no seu plano.

7. Venço metas, não bato recordes mundiais. Ao traçar os objetivos para o seu emagrecimento, pense em prazos possíveis. Assim, pode comemorar os resultados. Se estabelecer metas inatingíveis, vai jogar contra si mesma. "E aí, quando nota que não consegue cumprir, desiste", adverte Tommaso.

8. Não vivo de dieta, faço escolhas inteligentes. Quando você se liberta da sensação de estar presa em uma dieta, percebe a importância das suas atitudes e da forma como monta o cardápio. Assim, sai do papel de vítima e se torna a personagem principal do emagrecimento.

9. Um bombom é só um bombom. A guloseima não é o fim da sua dieta. Sendo assim, nada de ficar com medo de se deliciar com uma coisa de que você gosta. Não é porque comeu o primeiro que vai pegar o segundo, o terceiro, o quarto.

10. Vou conseguir parar de pensar em comida. A melhor alternativa é mudar o foco da atenção. Para isso dar certo, tenha algumas alternativas na manga. "Descubra o que funciona melhor para você. Pode ser uma caminhada, uma partida de baralho ou uma ligação para uma amiga. O importante é investir em outra atividade para esquecer a comida", afirma a empresária Lucilia Diniz, consultora de BOA FORMA.

sábado, 3 de abril de 2010

Comer chocolate sem engordar


Para quem é fã de chocolate mas costuma lutar contra a balança, a Páscoa é quase uma tortura. A guloseima toma conta dos comerciais de TV e das lojas de doces. O jeito é comer, fazer o quê? Mas existem maneiras de saborear chocolates menos calóricos e compensar os excessos cometidos na Páscoa.

Segundo a nutricionista Regina Sarmento, que cuida da saúde de famosas como Camila Pitanga, o chocolate que engorda menos é o amargo. “Ele tem pelo menos 70% de cacau porque tem menor quantidade de açúcar”, explica Regina.

Valor nutritivo

Se consumido em excesso, é lógico que o chocolate vai fazer mal. Mas ele está longe de ser um vilão para a saúde. Rico em nutrientes, ele tem em sua composição magnésio, cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina A, entre outros elementos.

“Contém ainda catequinas e epicatequinas, que são antioxidantes e protetores do sistema cardiovascular. É também um alimento estimulante por conter teobromina, substância semelhante à cafeína”, revela Regina Sarmento.

Melhor na sobremesa

Mas, se for consumido em muita quantidade, o jeito é correr atrás do prejuízo, como se diz no futebol. “Depois do estrago feito, o melhor é manter o ritmo de atividade física, beber bastante água e evitar alimentos como açúcar, farinhas, batatas, pães, arroz e também evitar as gorduras. Não precisa mais que três dias de cuidados pra compensar possíveis exageros”, aconselha Regina.

A nutricionista também dá uma dica para que o chocolate seja absorvido de forma mais lenta pelo corpo: “É melhor consumir esta delícia depois de uma refeição leve, com salada e carne magra, e nunca em jejum”.

Fonte: Ego - Globo.com

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Hidroginástica - exercite-se até dentro da água


Nós todos já escutamos queixas sobre dores nas costas e articulações como joelho e tornozelo. Após algum tempo de exercícios, o nosso corpo começa a sentir os efeitos do impacto. Se o seu corpo está se ressentindo, não é preciso parar de fazer atividades e sim descobrir algumas alternativas para continuar em forma.

Exercícios aquáticos existem há muito tempo. Mesmo que você não goste de nadar ou não saiba, ainda assim, dá para praticar a hidroginástica, pois a maior profundidade que você vai ter que encarar será até os ombros. Seu rosto vai ficar borrifado, mas você não vai se afogar porque não terá que mergulhar a cabeça na água.

A hidroginástica pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos que buscam se exercitar; pessoas ocupadas e que tem pouco tempo para fazer exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, magros, gordos, pessoas com algum tipo de deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os seus programas normais de exercícios.


Os efeitos das propriedades da água em nosso corpo são:

Temperatura
Uma das características mais óbvias da água é a sua temperatura. A faixa entre 25º C e 29º C (se a temperatura for muito baixa pode ocorrer a hipotermia - pela queda de temperatura, se for alta pode causar moleza) é confortável para a hidroginástica, mas se for usada como hidroterapia e com fins terapêuticos, a temperatura pode ser outra. A exposição à água na temperatura adequada para a hidroginástica aumenta as qualidades elásticas dos nossos músculos, ajudando a ampliar a nossa faixa de movimento, prevenindo danos aos músculos devido também ao relaxamento que a água oferece.

Pressão
A contribuição básica da pressão da água é que ela estimula a circulação e faz o aparelho respiratório trabalhar mais. Estes efeitos aumentam a sobrecarga do corpo, melhorando a resistência muscular.

Flutuação
Pessoas com excesso de peso ou com problemas específicos que dificultam o movimento em terra, descobrem que a flutuação permite que estas pessoas possam se exercitar com facilidade, pois um corpo imerso num fluído é sustentado por uma força igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo. É por isso que você flutua na água. A flutuação também evita o impacto nas articulações.

Resistência
A água oferece uma resistência ao movimento, produzindo um efeito de sobrecarga, como se você estivesse trabalhando com pesos. Esta resistência é notada deslocando o braço com a palma da mão aberta pela água.

Massagem
Este é um benefício agradável que a hidroginástica pode oferecer através da resistência e pressão da água sobre as partes do corpo. Além do efeito suavizante sobre os músculos, a massagem oferecida pela água ajuda a aumentar a circulação periférica do sangue e evita que a pessoa fique dolorida depois.

A hidroginástica é uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas onde até aqueles que são envergonhados acabam se soltando e eliminando a inibição.

Através desta atividade, você irá melhorar a sua capacidade aeróbia, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem estar geral, além de queimar muitas calorias - em média 400 Calorias em 1 hora.

A água também serve como meio para uma grande variedade de exercícios de reabilitação, onde as atividades são adaptadas às necessidades individuais, pois as qualidades terapêuticas da água podem ajudar e muito no processo de cura. Mas é sempre importante fazer uma avaliação física antes de iniciar as atividades.