Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tratamentos estéticos mantêm a saúde da pele no verão e melhoram o bem-estar e a auto-estima


O aquecimento global do planeta é uma realidade que já faz parte da nossa vida. Um dos principais impactos que este aquecimento provoca é a elevação brusca da temperatura. Com isso, no Brasil, o verão dura praticamente o ano inteiro, com muito calor e exposição da pele ao sol.


Diante desta realidade, vários cuidados devem ser tomados para se evitar prejuízos à saúde da pele. A fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha, proprietária do Espaço Equilíbrio, em Belo Horizonte (MG), especialista em fisioterapia dermato-funcional, ressalta que as precauções se tornam ainda mais necessárias este ano, que os cientistas acreditam ser um dos mais quentes dos últimos tempos.


Cuidar da pele é um processo que deve ser feito diariamente, independente da estação do ano, de fora para dentro - através de produtos que ajudam a mantê-la saudável - e de dentro para fora, através da alimentação e reposição de líquidos. É importante evitar o consumo excessivo de alimentos gordurosos e condimentados; ingerir muita água; dormir bem; praticar atividades físicas; usar protetor solar todos os dias e cuidar bem dos hábitos e escolhas.


Dentro do conceito de estética e bem-estar, a fisioterapia atua empregando técnicas para o tratamento da celulite, estrias, flacidez ou rejuvenescimento da pele, sempre buscando um resultado eficaz e satisfatório, que envolva a saúde integral do paciente. “Alguns destaques para este verão estão ligados às associações de técnicas, onde tratamentos ganham novas dimensões e resultados fantásticos”, destaca Tatiana.


No Espaço Equilíbrio, a fisioterapeuta oferece vários tratamentos estéticos que podem contribuir com a saúde da pele durante o verão: limpeza de pele (tradicional e por hidrosucção); hidratação e nutrição facial e corporal; peeling químico e físico, eletro lifting facial; massagem manual (turbinada redutora, relaxante), drenagem linfática manual facial e corporal, Iontoforese, Eletrolipoforese e Galvanopuntura.


Para os tratamentos, o Espaço Equilíbrio dispõe de equipamentos de última geração e técnicas terapêuticas como: Corrrente Russa, Ultra-Som, Micro correntes, Endermoterapia, Reabilitação Cardiorrespiratória, Alongamento Terapêutico, entre outros, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clínicas e estéticas.


“Os fatores envelhecedores, como o sol, o estresse, má qualidade de vida e má alimentação também devem ser evitados para que o tratamento seja mais eficaz. Quem fuma, consome bebida alcoólica e se alimenta mal, verá os resultados de forma mais lenta”, acrescenta Tatiana.
Os efeitos do sol podem ser usados a favor das pessoas, desde que sejam respeitados os horários menos nocivos à pele e que haja atenção especial aos cuidados necessários.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Cuidados com os cabelos




Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.


Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também uma camada de sebo, uma substância oleosa secretada pelos folículos capilares, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo. A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos.


Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.




Há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.



Brilho


Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz.
Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa ao cabelo.


Eletricidade estática


Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.



Força


Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.


Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.



Exposição solar


A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos.


Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.
Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.